Exercícios de respiração à moda indiana

homem-meditando-respiracao

Exercícios de respiração à moda indiana

Dias atrás, sofri um engasgo, com fechamento de glote. Essa foi uma experiência terrível, pela sensação de não poder respirar. Foi um longo tempo de 5 minutos.

Ninguém merece um fechamento de glote, quando se quer puxar o ar e ele não passa! Pois, esse é um bom momento para aprender incríveis exercícios de respiração.

Exercícios de respiração

Muitas muitas pessoas não dão a menor “bola” para a ação involuntária e automática da respiração. A verdade é que nós desaprendemos a respirar, quando vamos crescendo.

Exercícios de respiração são o tema desse artigo. Podemos começar com uma definição do mestre indiano Sri Sri Ravi Shankar, que diz:

“A respiração é a conexão entre o corpo e a mente. Se a mente é uma pipa, então a respiração é a linha. Quanto mais longa a linha, mas alto a pipa consegue voar.”

Veja a riqueza da analogia que o mestre fez. Há cerca de uns 10 anos, percebi que minha respiração era curta e peitoral, semelhante à de milhões de outras pessoas. isso acontece, muito provavelmente, porque, na medida em que vamos crescendo, o mundo, os pais, nossa cultura ocidental, nos pressiona demais.

Sem que percebamos, vamos desaprendendo a respirar.

Observe os movimentos respiratórios de um bebê. A barriguinha estufa e se recolhe. Os movimentos pulmonares são amplos e garantem rico suplemento de oxigênio para o cérebro.

 

 

Ao longo da vida, desaprendemos a respirar.

Isso faz uma enorme diferença, até mesmo, na forma de perceber o Universo, o mundo, a própria vida e o próprio corpo. Os sentidos, mascarados na respiração superficial, nos afasta da essência divina. Uma respiração rasa e pouco oxigenada nos faz perder tempo de vida e de energia.

Prepare-se para aprender outros exercícios de respiração. Eles são a chave para um novo mundo que se descortina e está bem à frente do seu nariz.

O primeiro passo é identificar qual o padrão de respiração você tem. Sua respiração é superficial ou curta? É profunda ou intensa?

Isso diz muito sobre seu fluxo de energia.

Uma respiração pobre em oxigênio abre as possibilidades de estresse, conflitos, preocupação e tensão. O contrário acontece, quando a respiração faz um ciclo completo de trocas gasosas.

Dessa forma, o fluxo de energia é contínuo, sem interrupções e bloqueios. Como resultado, a mente se aquieta, proporcionando um estado emocional de equilíbrio, segurança e felicidade.

Não pense que isso seja difícil ou enfadonho. Depois que se experimenta os benefícios dos exercícios de respiração, o prazer é certo.

Conscientes de que é preciso estar atento à respiração, basta aplicar as técnicas que aprimoram a quantidade e qualidade da respiração que praticamos no dia a dia.

Isso permite que tenhamos controle das emoções ou quando precisamos nos desligar ou desconectar do mundo material. Conseguimos mergulhar nas sutilezas da consciência em estados mentais inimagináveis.

O mestre Sri Sri Ravi Shankar elaborou alguns exercícios fáceis e que podem ser feitos por qualquer pessoa. São exercícios que estimulam o organismo a trabalhar em diversos aspectos.

Respirar com toda a plenitude pulmonar desintoxica o corpo e limpa os canais de energia. Além disso, acelera o metabolismo, auxilia o bom funcionamento do intestino e a absorção dos nutrientes.

A respiração profunda estimula a mente e permite o alcance de estados mentais superiores.

Durante a prática sexual, potencializa os orgasmos.

Esses exercícios devem ser evitados durante a gravidez, pois a respiração profunda leva a contrações vaginais. Há riscos da mulher entrar em trabalho de parto.

Exercícios de respiração: ensinamentos do mestre

Na Índia, a respiração é conhecida como PRANA, a energia vital que separa a vida da morte.

Nadi Shodan

Nessa respiração, o mestre ensina alternar a inspiração e a expiração nas narinas, promovendo uma intensa integração entre os hemisférios esquerdo e direito; entre a emoção e a lógica.

  • Sente-se de pernas cruzadas (posição de lótus ou meia lótus) e com os olhos fechados.
  • Mantenha sua palma esquerda em sua coxa esquerda, com seu polegar e indicador juntos.
  • Coloque o polegar da mão direita no lado direito de seu nariz e o dedo anelar na narina esquerda. Seu indicador e dedo do meio podem tocar levemente seu terceiro olho (ponto entre as sobrancelhas).
  • Agora feche a narina direita com seu polegar e exale pela narina esquerda contando até oito.
  • Sem mover seus dedos, inspire pela mesma narina contando até oito.
  • Feche a narina esquerda com o anelar direito e abra e exale pela narina direita contando até oito.
  • Agora inspire pela narina direita contando até oito.
  • Feche a narina direita com o polegar. Abra e exale pela narina esquerda contando até oito, isto conclui um ciclo.
  • Continue alternando por mais nove ciclos.
  • Finalmente, abaixe sua mão direita e coloque-a gentilmente em sua coxa direita.
  • Respirando normalmente, mantenha seus olhos fechados e observe o efeito do pranayama em seu corpo e mente.

Bhramri

Pranayama da abelha é um dos exercícios de respiração que dá segurança e poder de concentração. Excelente para quem sofre com enxaquecas e cefaleias.

pulmao-exercicios-de-respiraçao

  • Sente-se confortavelmente com seus olhos fechados.
  • Feche seus ouvidos com seus polegares, colocando seus dedos indicadores na resta e os três dedos que sobraram levemente sobre as pálpebras.
  • Inspire profundamente e enquanto expira, faça o som do zumbido de uma abelha.
  • Estenda o som o máximo que puder.
  • Quando ficar sem ar, inspire novamente e continue com o som do zumbido da abelha.
  • Continue por 5 a 10 minutos.

Ujjaii

Pranayama da Vitória é mais um dos exercícios de respiração de intensa ação rejuvenescedora, por ser anti-oxidativa e capaz de limpar o organismo dos radicais livres. Promove intensa calma, um antídoto para o estresse.

Porém, não exagere na prática, vá devagar, até que o organismo se habitue, sem que isso seja forçado.

  • Você pode sentar-se em qualquer posição com as pernas cruzadas e manter sua coluna e sua cabeça alinhadas.
  • A respiração acontece por trás da garganta e gera um som sibilante.
  • Inspire profundamente pela garganta e conte até quatro.
  • Segure a respiração e conte até quatro.
  • Expire pela garganta contando até seis.
  • Segure a respiração contando até dois.
  • Isto conclui um ciclo. Você pode repetir o ciclo mais 22 vezes.

Na minha trajetória, em busca do meu despertar de mulher, a respiração bem executada é um dos pilares que, entre 4 paredes, me faz vibrar e conectar com a minha essência e com o outro.

Isso resulta em um orgasmo de corpo inteiro. Se eu fosse você, usaria os pulmões em sua plenitude para experimentar o nirvana.

Quer saber mais? Ensino e demonstro em meu próprio corpo os meus caminhos que estão no Revolucionário Treino IS.

#prana #pranayama #srisriravishankar #meditacao #aureliaguilherme #movimentointimofeminino #treinois #respiracao #yoga

Matérias Relacionadas

Revista

Mod. introdutorio

Capa-revista-top-secret-edicao-1
TOP SECRET

Top Secret – Ed.1

capa-revista-jornalista
Revista

edição especial top secret

casal-na-cama
Revista

Squirting: o esguicho do prazer

orquidea-clitoris
Revista

Clitóris bem estimulado

calcinha-preta
Revista

Estimular o ânus é cool

Sobre Mim
Aurélia Guilherme

Aurélia Guilherme

Uma jornalista que atua nas entrelinhas

mulher chateada